quarta-feira, 22 de julho de 2009

VINHO DE JABUTICABA

Você vai aprender a fazer um delicioso vinho de jabuticaba e, com isso, revisar alguns conceitos da Biologia.

 

INGREDIENTES:

·        2 litros de jabuticaba (usar uma vasilha de 2 litros como medida). As jabuticabas devem estar frescas (colhidas na hora), secas (não as lave) e limpas (limpá-las apenas com um pano seco e limpo).

·        1/2 quilo de açúcar cristal.

·        1 pacotinho de fermento seco para pizza ou fermento de padaria.

·        1 copo de água.

 

MATERIAL:

·        1 vasilha de 2 litros.

·        1 vidro (ou PET) grande de boca larga com tampa. Você pode usar um desses garrafões de água ou um daqueles vidros de maionese.

·        2 vidros médios de boca estreita. Você pode usar esses garrafões de vinho de 3 litros ou de 5 litros.

·        1 rolha de cortiça perfurada e totalmente atravessada ao meio verticalmente. Para tampar o primeiro vidro de boca estreita.

·        1 rolha de cortiça sem perfuração. Para tampar o segundo vidro de boca estreita.

·        1 canudinho de plástico ou borracha. Você pode adquirir um daqueles canudinhos de aplicação de soro, pois o de refrigerante se quebra com muita facilidade.

·        1 funil.

  • Papel filtro.

·        1 copo de vidro transparente.

·        1 outro vidro (ou PET) de dois litros de boca estreita.

 

OBS: Evite que o interior de qualquer dos vasilhames usados esteja molhado ou úmido. Higienize-os com bastante antecedência com água limpa ou álcool e deixe-os secar.

 

PROCEDIMENTOS:

1 – Encha a vasilha de dois litros com as jabuticabas inteiras.

2 – Transfira as jabuticabas para o vidro de boca larga, acrescente o açúcar cristal e tampe o vidro.

3 – Durante três dias seguidos, balance bastante (pelo menos duas vezes ao dia) a mistura. Você verá que o suco da jabuticaba sairá do interior de sua casca sem que elas tenham sido estouradas e o açúcar se derreterá.

4 – Ao final dos três dias, com o auxílio do funil e com o papel filtro, transfira o líquido para o vidro de boca estreita. Descarte as jabuticabas que ficaram no vidro de boca larga. Mas antes, observe-as. Estoure algumas e veja como elas ficaram!!!

5 - Acrescente o fermento ao líquido que você obteve.

6 – Tampe o primeiro vidro de boca estreita com a rolha perfurada e atravesse-a com o canudinho de plástico ou borracha, sem deixar que a sua extremidade do interior do vidro toque a superfície do líquido. Mergulhe a extremidade oposta do canudinho na água do copo.

7 – Deixe a mistura assim por vários dias. Você perceberá que estarão saindo algumas borbulhas de gás na água do copo. Enquanto você perceber este fenômeno, aguarde.

8 – Quando pararem de sair as borbulhas, o vinho estará pronto.

9 – Com o auxílio do funil, transfira a mistura para o outro vidro de boca estreita e tampe-o com a outra rolha não perfurada. Agora o vinho estará pronto para ser servido, mas o ideal é deixá-lo envelhecer.

 

OBS: LEMBRE-SE SEMPRE: Bebidas alcoólicas só devem ser consumidas com moderação, por maiores de dezoito anos.

Muito bem!!! Agora que você já fez o experimento, responda a algumas perguntinhas básicas. Vamos lá???

a)      Se as jabuticabas não foram rompidas, como você explica que o suco atravessou as cascas? Qual é o nome do processo físico dessa passagem?

b)      Classifique, quanto à concentração, as soluções do meio interno das jabuticabas e do seu meio externo no interior do vidro de boca larga.

c)      Por que você acrescentou o fermento ao líquido no primeiro vidro de boca estreita? O que está presente nesse fermento?

d)      Como você explica a saída de gás na extremidade do canudinho que está mergulhada na água do copo? Que gás é esse?

e)      Explique o surgimento do álcool a partir do suco açucarado da jabuticaba.

f)        Demonstre a equação química do fenômeno ocorrido nessa produção do vinho de jabuticaba.

Boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brazil
Professor